mapa-no-rastro-de-um-torturador-o-jogo

No Rastro de um Torturador: eder lança jogo baseado em reportagem

Iniciativa do eder+ será apresentada no estande do UOL

A  eder content vai lançar um jogo de tabuleiro inspirado na reportagem No Rastro de um Torturador,  publicada em abril deste ano pelo UOL. A ação educacional será apresentada durante o 13º Congresso de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

A ação foi desenvolvida pelo equipe do eder+, braço educacional do eder content,  para proporcionar aprendizado e entretenimento baseados nos bastidores reais de uma grande reportagem investigativa. O objetivo é despertar o interesse de estudantes e jornalistas pelas reportagens de fôlego. Os participantes do Congresso poderão testar a primeira versão do jogo.

“No rastro de um Torturador – O Jogo” foi criado pela analista de projetos do eder, Jéssica Kruckenfellner, escrito pelas jornalistas que produziram a reportagem original Andréia Lago e Kalinka Iaquinto e executado pelo ilustrador Rica Ramos, com fotografias de Cacalos Garrastazu.

no-rastro-de-um-torturador-o-jogo

O jogo ficará disponível no estande do UOL durante todo o Congresso da Abraji, que acontece entre os dias 28 e 30 de junho, em São Paulo. Para permitir que os participantes possam jogar durante os intervalos das palestras, será apresentada uma versão beta com número reduzido de rodadas. Desta forma, cada partida não leva mais de 10 minutos.

Desenvolvendo No Rastro de um Torturador – O Jogo

“Desenvolver o jogo foi um exercício constante de adaptação, porque a proposta e a linguagem são muito diferentes de uma reportagem, mas acredito que chegamos a um formato que é didático e, claro, funciona como um convite para que as pessoas possam ler e reler a reportagem”, afirma a co-fundadora do eder content, Andréia Lago.

Depois da apresentação do jogo na Abraji, a equipe do eder vai recolher impressões dos jogadores e continuar trabalhando no desenvolvimento do jogo. “Como temos pouco tempo para as partidas, formatamos o jogo para ser o mais breve possível. Com isso, limitamos as escolhas que cada jogador tem. Na próxima versão, o plano é ampliar o número de possibilidades e aprimorar a dinâmica”, conta a jornalista Jéssica Kruckenfellner.

Andréia afirma que faculdades, ONGs e iniciativas interessadas em usar o jogo em atividades podem entrar em contato com a equipe do eder content, para estabelecer parcerias. “O jogo não foi criado para ser um produto, mas estamos avaliando formas de distribuir a próxima versão para que estudantes e jornalistas de todo o Brasil possam ter acesso a ele.”

Em parceria com o UOL, os ganhadores das primeiras 30 partidas do jogo no Congresso vão receber um popselfie de celular. Além disso, quem participar de uma ação de redes sociais do eder content vai concorrer a um livro. “Essa iniciativa repete uma dobradinha de sucesso com o UOL, que tem investido em reportagens em formato longo desenvolvidas pelo eder content para publicação digital com exclusividade desde 2015”, lembra Andréia.

Serviço

Evento: 13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Local: Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275, Vila Olímpia – São Paulo, SP

Data: 28 a 30 de junho de 2018

Entre em contato para informações, fotos e entrevistas.

Você também vai gostar...