eder vence Prêmio de Direitos Humanos
O ano do eder content fecha com mais um reconhecimento do trabalho da equipe. A série de cinco reportagens No Rastro de um Torturador,venceu o 34º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, promovido pela OAB-RS (Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul), na categoria online. A cerimônia de premiação ocorreu no dia dez deste mês, em Porto Alegre.
Publicada no UOL, a reportagem do eder content teve acesso à íntegra de dois depoimentos que o tenente-coronel Paulo Malhães deu à Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro. Um dos homens-chave da ditadura Malhães afirmou que a estratégia de utilizar cárceres clandestinos no Rio e em São Paulo foi levada a outros estados. Chamadas pelo militar reformado de casas de temporada, os locais serviram para interrogar, torturar e matar presos políticos e opositores do regime.
As cidades gaúchas Alegrete, São Borja, Três Passos e Uruguaiana, segundo ele, teriam-no abrigado. A Folha de Alterações do ex-agente do Centro de Inteligência do Exército (CIE) de fato mostra algumas idas ao Rio Grande do Sul, assim como possui períodos em branco.
Malhães morreu em 2014, um mês após dar seu testemunho à Comissão Nacional da Verdade (CNV). O conteúdo de seus depoimentos à CEV/RJ foram considerados sensíveis e só se tornarão públicos em novembro de 2020.