captura-de-tela-2018-10-04-as-14-26-35

Promessa é Dívida

A cada quatro anos os brasileiros veem políticos prometerem diversas ações para solucionar problemas nas mais variadas áreas como saúde, educação e segurança. O discurso é sempre o mesmo, assim como os problemas. O eder content foi atrás do que os candidatos mais bem posicionados nas eleições presidenciais dos últimos 20 anos prometeram e conferiu se as promessas foram cumpridas. O resultado é a série Promessa é Dívida, dividida em cinco capítulos. Confira:

42983478_1048093892018122_2389200705157070848_n

Diz o ditado popular que promessa é dívida. Exceto na política. Nos últimos 20 anos, o histórico das promessas de campanha dos candidatos a presidente da República revela que a prática política segue um padrão: promete-se o que o cidadão quer, o eleitor não cobra e o pouco que sai do papel muitas vezes se transforma em símbolo de desperdício de dinheiro público. As prioridades dos brasileiros até aparecem bem representadas nos programas de governo e discursos dos candidatos, mas terminam descoladas do que seus representantes efetivamente entregam no mandato.

Temas como saúde, educação e segurança pública se revezam entre as principais angústias da população brasileira há anos. No levantamento Pulso Brasil, do instituto de pesquisa Ipsos, que colhe informações sobre a percepção da vida no país desde 2005, o combate à corrupção e a busca por emprego juntaram-se à lista nos últimos anos – num reflexo claro dos escândalos revelados pela Operação Lava Jato e da grave recessão que atingiu o país.

A reportagem do eder content compilou e analisou todos os programas de governo de nove candidatos que tiveram no mínimo 10% dos votos válidos na disputa presidencial nas últimas duas décadas. Esta reportagem integra série em parceria com o UOL sobre promessas de campanha. Mais quatro capítulos, sobre corrupção, saúde, segurança pública e educação fazem parte da série. 

Para ler a o primeiro capítulo completo, Bem-vindo a ontem, clique aqui. Ou acesse os demais capítulos da série:

 

Você também vai gostar...