premio_mini

eder content vence Prêmio de Direitos Humanos em Jornalismo

Reportagem investigativa sobre cárceres clandestinos da ditadura foi publicada no UOL TAB

A agência de reportagens multimídia eder content foi vencedora na Categoria Especial do 34º Prêmio Direitos Humanos em Jornalismo.

Concedido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) e Movimento de Justiça e Direitos Humanos-RS, a premiação foi conferida à reportagem O Mapa da Morte, publicada em três capítulos em janeiro de 2017 no UOL TAB, seção semanal de reportagens em formato longo do portal UOL. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 11 de dezembro de 2017, na sede da OAB em Porto Alegre.

“Essa é uma vitória do jornalismo feito com persistência e paixão”, resume a jornalista Andréia Lago, diretora editorial do eder content, ao lembrar dos 12 meses de investigação jornalística.

O Mapa da Morte localizou uma série de cárceres clandestinos utilizados no período da ditadura militar para prender, torturar e matar presos políticos. Nenhum desses locais fazia parte do aparato oficial do Estado e não existem registros ou fontes oficiais sobre tais instalações, cujas reais funções à época eram desconhecidas.

A reportagem O Mapa da Morte é resultado de intensa pesquisa e de mais de 15 mil quilômetros percorridos para checar, apurar, documentar e reconstituir os fatos.

whatsapp-image-2018-02-17-at-17-31-20

“Foi um trabalho que envolveu desde checagem de registros de imóveis até arquivos do SNI. O mais difícil, sem dúvida, foi ouvir os relatos de quem era levado para esses cárceres clandestinos e sobreviveu para contar as violências que sofreu. São testemunhos importantes que não podem continuar nas sombras da história brasileira”, diz Andréia.

Essa é a segunda vez que a agência eder content vence o Prêmio de Direitos Humanos em Jornalismo da OAB/MJDH. Em 2015, recebeu o Prêmio Hors Concours com a reportagem A Guerrilha Maldita, também publicada no UOL. O portal tem sido parceiro do jornalismo independente, valorizando e investindo no jornalismo investigativo em formato longo para leitores digitais.

“Essa é uma parceria que confirma o sucesso do modelo de licenciamento de reportagens especiais multimídia para veículos de comunicação, lançado pelo eder content em 2014. É uma forma bem-sucedida de publicar reportagens relevantes e enfrentar a crise no modelo de negócios da indústria jornalística”, explica Andréia.

Veja a matéria que venceu o prêmio.

Você também vai gostar...